quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Leituras - 23

Primeiro foi A Sintrense, agora sou eu que estou a ler este guia, como preparação para a nossa próxima viagem. Estou mesmo no final e recomendo. Antes deste, já passei a vista por outros dois:



Preparamo-nos sempre muito bem porque os das são poucos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Leituras - 22

Tenho estado a reler estas três histórias de Paul Auster: Cidade de Vidro, Fantasmas e O Quarto Fechado à Chave. Os três contos "constituem os três andamentos de uma sinfonia única, neste que continua a ser, tantos anos depois, o livro mais emblemático do autor. São três fascinantes histórias de mistério, centradas no submundo de Nova Iorque, em que o leitor, tal como os personagens, se torna prisioneiro dos irresistíveis enredos, dos puzzles alucinantes, em que o autor é mestre incontestado." 
Um dos meus escritores preferidos.

sábado, 24 de agosto de 2013

Estamos aqui perto

Rampa do Porto das Barcas
Foto de Paulo Portugal, 2006

E por aqui vamos ficar mais uns dias.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Leituras - 21


Sou fã da escrita de James Ellroy, autor do excelente Dália negra. Neste livro, James Ellroy cruza os assassinatos de Robert Kennedy e de Martin Luther King, factos reais, com outros fictícios. Cruza também personagens reais, como Richard Nixon, J. Edgar Hoover ou Howard Hughes com personagens ficcionais como Wayne Tedrow, ex-polícia e traficante, e Don Crutchfield, detetive.
Um livro que se lê de rajada, sobre a história politica dos EUA entre os anos de 1968 e 1972, cruzando política, amor e sexo.

domingo, 18 de agosto de 2013

Estampa del cielo



Las estrellas 
no tienen novio.

¡Tan bonitas 
como son las estrellas! 
Aguardan a un galán 
que las remonte 
a su ideal Venecia.

Todas las noches 
salen a las rejas, 
¡oh cielo de mil pisos!
y hacen líricas señas 
a los mares de sombra 
que las rodean. 

Pero aguardad, muchachas, 
que cuando yo me muera
os raptaré una a una 
en mi jaca de niebla. 


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Sintra de Domingos Schioppetta - 5

Tanque navegável na Várzea de Colares
Litografia de Domingos Schiopetta, c. 1830

"[...] as tardes na várzea de Colares, remando num velho bote, sobre a água escura da sombra dos freixos - e que risadas quando iam encalhar nas ervagens altas, e o chapéu de palha se prendia aos ramos baixos dos choupos!"
Eça de Queirós - O Primo Basílio

domingo, 11 de agosto de 2013

sábado, 10 de agosto de 2013

Tertúlia sobre Herberto Hélder no Café Saudade


No próximo dia 14 de Setembro, sábado pelas 21h30 vai realizar-se o Poetry&Coffee 2, evento que pretende divulgar a poesia através da confluência de diversos formatos como tertúlia, concerto, recital, performance evocando os mais diversos autores das mais variadas línguas, épocas e movimentos.
Patrocinado pelo Café Saudade, emblemático espaço da cultura em Sintra, e pela Caminho Sentido Associação Cultural, proprietária do Webjornal Selene - Culturas de Sintra, o Poetry&Coffee é um momento aberto a todos aqueles que amam, admiram e lêem Poesia. 
A proposta da segunda edição é dar «passos em volta» das palavras do poeta português Herberto Hélder, autor de referência na poesia contemporânea que recentemente, aos 82 anos de idade, lançou a obra “Servidões”, entretanto esgotada. Para celebrar a obra e a vida do autor, a convite da Caminho Sentido Associação Cultural, estará presente a etnomusicóloga autodidacta companheira de Giacometti e Lopes-Graça, actualmente bibliotecária e responsável na Academia dos Amadores de Música, vagabunda de tertúlias e cafés, onde estagiou longamente com Herberto Helder na modalidade de poesia deambulada, Leonor Lains.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Sintra em 1839



Três desenhos aguarelados de G, Vivian, litografados por L. Hague.
De cima para baixo:  O Palácio de Sintra, visto de sul; O convento da Pena e O claustro do Conventinho da Pena, antes das obras levadas a cabo por D. Fernando II.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Afinal os documentos foram entregues pelo CityGroup...

Comunicado da SIC e da Visão sobre esta trapalhada sobre "documentos forjados" com que o Governo pretende atirar-nos areia para os olhos.
"A SIC esclarece que o documento em causa, a que a SIC e a VISÃO tiveram acesso, foi entregue pelo CityGroup ao Governo do então primeiro-ministro José Sócrates. A SIC e a VISÃO, esclarecem que não forjaram nem manipularam qualquer documento sobre este ou qualquer outro assunto e exige nas próximas horas uma explicação por parte do Governo. O Governo deve esclarecer se houve ou não manipulação de documentos públicos, que documentos foram forjados e por quem. 
A SIC e a VISÃO garantem que continuarão única e exclusivamente interessadas em transmitir toda a verdade dos factos, o que implica continuar a investigar não só a atuação do demissionário Secretário do Estado mas também esta nova acusação, feita pelo Governo, de que há documentos públicos sobre swaps a serem forjados. 
A SIC e a VISÃO comprometem-se a continuar a ser norteadas pelos princípios de rigor, isenção e independência que os portugueses reconhecem."

E quando sai Maria Luís Albuquerque? 
E o habitante de Belém, o tal que afirmou que tínhamos de nascer duas vezes para ser tão sérios como ele, continua caladinho?
Mas eu  nunca tive nada a ver com o BPN!!!...