sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eu nem queria acreditar...


Marcelo Rebelo de Sousa escreveu na página da Presidência da República, em 25.12.2016, a propósito da morte de George Michael: "Manifesto o meu pesar pela morte de George Michael, um artista e compositor versátil e talentoso, com uma longa carreira de inequívoca qualidade. Tal como David Bowie e Prince, para mencionar apenas alguns que este ano nos deixaram, partiu demasiado cedo e de forma inesperada. É difícil não pensar no que George Michael nos podia ainda ter dado, mas pelo menos teremos sempre o que a vida dele nos deixou."
Então, e Leonard Cohen?!

Talvez o nosso PR se tenha lembrado deste boneco que Hugh Grant fez, primorosamente, no filme Music and Lyrics (não me recordo do título em português), inspirado nos Wham.


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Chef hoje recomenda

Crevette grisé, envolvida em molho béchamel, com pequenos apontamentos de salsa frisada australiana, na sua cama de massa fina, banhada em pão ralado crocante e confitada em óleo vegetal.
Preço: €15,00
A mesma especialidade na tasca da esquina: rissol de camarão.
Preço: €1,00

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Winter pleasures


Christa Kieffer - "Winter pleasures": Mercado de Natal em Paris

Esta pintura vai ser a nossa vinheta de Inverno por uns dias.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Dylan: Mudam-se os tempos: música conversada no CCB


Mais do que discutir se o Nobel atribuído este ano a Bob Dylan é justo ou não, entre uma conversa e algumas canções vamos debater que literatura é afinal a deste nome maior da história da música do nosso tempo, que agora pôs meio mundo a falar sobre o mais alto dos prémios literários. De que se fala então quando se fala da escrita de Bob Dylan? Há o volume de memórias, mais um de prosa poética, ambos traduzidos entre nós. Mas foi pela poesia (que andou de mãos dadas com os nomes que definiram a ‘beat generation’) que, pela música, na forma de canções, Dylan ganhou um lugar nas entranhas mais profundas da cultura do nosso tempo.
Moderação por Nuno Galopim.
Temas interpretados por Miguel Araújo.

No CCB, domingo, dia 18, 16h00.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Leituras - 64

Vale a pena ler este livro.


Quando Luaty Beirão e outros 16 activistas foram detidos em Luanda por estarem a ler o livro Da Ditadura à Democracia e por questionarem publicamente a liderança de José Eduardo dos Santos, o mundo assistiu e revoltou-se contra a demonstração de força gratuita do regime angolano. Na prisão de Calomboloca, exigindo ser julgado em liberdade e recusando sempre que a opinião seja considerada crime, o rapper e activista iniciou uma greve de fome que durou 36 dias e o deixou em perigo de vida. Enquanto as imagens do seu corpo cada vez mais fraco corriam mundo, Luaty foi escrevendo um diário. Agora, pela primeira vez, tornam-se públicas todas as páginas que conseguiu salvar dos seus cadernos, e é possível acompanhar o duro percurso de uma luta pela liberdade em pleno século xxi - a importância dos escassos banhos de sol, os truques para tomar banho e lavar roupa com apenas dois litros de água, as saudades da mulher e da filha, as frustrantes conversas com os do poder, as dúvidas, as rimas para cantar mais tarde e até os rituais de sobrevivência dos prisioneiros e os desenhos do presídio.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Prémio Nobel da Literatura

Amanhã seria o dia em que Bob Dylan iria receber o prémio das mãos do rei da Suécia. Mas tem mais que fazer... :)



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Leituras - 63


Tarântula é o primeiro livro publicado por Bob Dylan, uma prosa poética, algo estranha, agora numa edição da Relógio d'Água.
 «(…) Falámos sobre o seu [de Bob Dylan] livro, sobre as suas expectativas em relação a ele e de como queria que ele ficasse. E sobre o que ele lhe queria chamar. Apenas sabíamos que era um “trabalho em progresso”, um primeiro livro de um jovem compositor, um rapaz tímido, a quem a fama depressa chegaria, e que por vezes escrevia poesia que causava em todos nós um efeito de estranheza inexplicável.»
[Do prefácio à primeira edição de Tarântula]


sábado, 3 de dezembro de 2016

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dezembro - V


Bob Dylan vai ser a primeira vinheta de dezembro. O Nobel da Literatura é entregue no dia 10 e embora o poeta-interprete não vá estar em Estocolmo vai ser sempre lembrado.