quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A não perder



Joseph, judeu de 11 anos, é obrigado a ir para a escola com a estrela amarela ao peito, símbolo da impureza da sua raça. Entre a bondade e o desprezo da comunidade em seu redor, ele e a família tentam levar tudo isso da melhor maneira e, apesar de todas as contrariedades, continuam a viver em relativa harmonia e felicidade. Porém, tudo se desmorona no dia 16 de Julho, quando mais 13 mil judeus de nacionalidade francesa são conduzidos para o Velódromo de Inverno em Paris onde alguns serão posteriormente transportados para campos de concentração.
"As Crianças de Paris" segue o destino real de algumas destas pessoas: desde os que, à distância, tomaram as decisões governamentais que levaram aquele momento, até aos milhares de inocentes que morreram, sem esquecer os poucos que, contra todas as probabilidades, conseguiram escapar com vida.
Um filme dramático, realizado por Rose Bosch, cujas personagens apresentados existiram de facto e todos os eventos descritos, mesmo os mais dramáticos, aconteceram durante o terrível Verão de 1942, em França. Entre o elenco, Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh e Hugo Leverdez. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário