terça-feira, 26 de julho de 2016

Benfica-Torino 4-3


Amanhã, 3.ª feira, pelas 18h30, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, será projetado o documentário Benfica-Torino 4-3 de Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo (2012, duração 58 min.), por ocasião do jogo Benfica-Torino, previsto para 4.ª feira, 27 de julho no Estádio da Luz dentro da 9.ª Eusébio Cup.
Seguir-se-á uma conversa entre Domenico Beccaria e Giampaolo Muliari, respetivamente presidente e diretor do Museo del Grande Torino, e Luís Lapão, curador do Museu Benfica-Cosme Damião, juntamente com os realizadores Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo.


A equipa do Grande Torino passa os seus últimos dias em Portugal, para participar no jogo amistoso em homenagem a Francisco Ferreira, com quem Mazzola tinha entrado em contacto no rescaldo de um encontro entre as duas seleções. A 3 de maio de 1949, no Jamor, o Benfica e o Torino vão mostrar um belo espetáculo de desporto, marcando sete golos no total. No dia seguinte, terá lugar a tragédia de Superga.
Durante a manobra de aproximação para aterrar em Turim, a aeronave em que a equipa do Turim regrava, desceu perigosamente e embateu em cheio contra o muro posterior da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos a bordo. A desgraça gera grande comoção no mundo e nomeadamente em Portugal. Milhares de pessoas juntam-se à porta da Embaixada de Itália para dar os seus pêsames.
Após a tragédia, o Torino entraria em decadência e só venceria o campeonato italiano em 1976.

Sem comentários:

Enviar um comentário