domingo, 20 de novembro de 2016

Leituras - 61

A Sintrense leu o último livro de Luísa Beltrão: Vitória, um romance de amor e de guerra. Pelos olhos de Vitória vemos passar a calamidade do conflito que assolou a Europa entre 1914 e 1918, conhecemos a história de uma família dividida pela guerra, questionamos o sentido da vida e das nossas expectativas. 


"Na madrugada de 4 de novembro de 1917, quando faziam exatamente cento e três dias sobre a saída de Vitória de Lisboa, Andrew dava entrada no hospital de Arras. E a vida de Vitória altera-se para sempre.
Desde que entrara no cenário de guerra, onde numa questão de segundos se podia viver ou morrer, ficar louco, cego ou sem braços, Vitória aprendera que a vida nos conduz, de forma sinuosa, para constantes acasos.
Chegara a França para acompanhar o marido, soldado do contingente português na Primeira Guerra Mundial, deixando para trás os filhos e a família tradicional que a moldara. Um acaso fá-la ingressar no corpo de enfermagem como voluntária num hospital inglês e, por outro acaso, estava de serviço naquela madrugada em que ficou incumbida de cuidar do soldado da cama sete. Um herói de guerra, médico, celebrizado nas trincheiras por salvar vidas."

Sem comentários:

Enviar um comentário